ulceras de pressão
É uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou ulcera de pressão. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.
Desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado.
Atuação do fisioterapeuta A atuação fundamental é no alívio da pressão da pele, nas áreas de maior risco, ou onde se tem ossos mais proeminentes. Alguns cuidados são bem importantes, e podem ser realizados desde os primeiros momentos que o paciente ficou acamado, seja em casa ou no hospital.
-
Manter colchão piramidal (caixa de ovo) sobre o colchão da cama do paciente.
-
Mudar sempre o paciente acamado de posição.
-
Colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares.
-
Estar atento para o aparecimento de candidíase e outras infecções por fungos. Nesses casos, procurar o médico.
-
Aplicação de filme transparente e/ou cremes ou loções a base de AGE nas áreas de risco aumentado para lesões.
-
Realizar massagem suave na pele sadia, em áreas potenciais de pressão, com loção umectante e suave.
Hidratar a pele com óleos e/ou cremes a base de vegetais
Queimaduras
Tipos de Queimaduras As queimaduras são lesões que atingem a pele de forma brusca decorrente da ação térmica.
As queimaduras podem ser classificadas de várias formas. Uma das principais é de acordo com a profundidade da lesão. De acordo com esse sistema, encontramos os seguintes tipos: • Queimadura de Primeiro Grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele (a epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e