ulcera
É a ocorrência, em um mesmo indivíduo, de duas ou mais linhagens celulares geneticamente diferentes derivadas de mais de um zigoto . A palavra quimera é derivada de um monstro da mitologia grega, o qual tem a cabeça de leão, o corpo de cabra ou bode e a cauda de um dragão.As quimeras são de dois tipos, a quimera dispérmica e a quimera sanguínea.
O que é quimerismo?
O quimerismo é uma alteração genética rara, caracterizada por uma má formação do embrião.
Trata-se de bebês formados a partir da fusão de células de pelo menos dois embriões diferentes durante os estágios iniciais do seu desenvolvimento, que ao contrário do normal onde se desenvolveriam dois irmãos gêmeos, um óvulo fecundado absorve o outro.
As consequências podem ser por exemplo o indivíduo pertencer a mais de um grupo sanguíneo, que é o quimerismo sanguíneo, o mais comum, mas também pode ser do tipo quimerismo imunitário, quimerismo por irradiação ou o hermafroditismo onde o mesmo indivíduo possui células masculinas e células femininas.
Explicação:
Sendo assim, o quimerismo ocorre nos estágios iniciais do desenvolvimento, quando células de dois embriões distintos se fundem para dar origem a um único indivíduo, que terá então algumas áreas formadas por um tipo de células e outras por células de outro tipo. Desta forma os diferentes tecidos do bebê formado terão na prática proporções variadas de cada tipo de célula.
Não se sabe exatamente a frequência em que se dá o quimerismo ou mesmo o que pode causá-lo, embora seja uma condição mais facilmente encontrada em casos de fertilização in vitro.
MOSAICISMO
È a presença de dois ou mais cariótipos diferentes, em um mesmo indivíduo ou tecido , devido a existência de duas ou mais linhagens celulares derivadas de um mesmo zigoto . Tais linhagens diferem entre si quanto ao número e/ou estrutura dos cromossomos. O mosaicismo cromossômico resulta normalmente da não disjunção nas mitoses do início do desenvolvimento