Ulcera
As úlceras por pressão (UP) são definidas como sendo uma lesão localizada na pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, que ocorre devido à pressão aumentada por um tempo prolongado, e ocorrem devido a vários fatores, tais como: imobilidade, pressões prolongadas, fricção, traumatismos, idade avançada, aparelhos como gesso, umidade alterada da pele, edema, incontinência urinária ou fecal, deficiência de vitamina e desnutrição. O objetivo geral deste estudo é o de fornecer orientação para a assistência de enfermagem na prevenção de UP.
O estudo possui caráter exploratório, em que foram analisados os últimos dez anos da literatura, e procura esclarecer e aprofundar os conceitos de UP e seus fatores de risco, no intuito de contribuir para a assistência de enfermagem na prevenção da UP.
A relevância da obtenção de conhecimento científico foi citada por nove artigos, dez livros e três dissertações de mestrado. O fator de risco mais citado foi à imobilidade que pode ter como eventos a diminuição da atividade e injúrias ortopédicas. O excesso de pressão contribui para o desenvolvimento de UP em pacientes hospitalizados. A tolerância tissular também foi referenciada nas publicações, assim como a fricção, o cisalhamento, a exposição da pele à umidade, e envelhecimento.
Conclui-se que prevenir a UP é dever da equipe de enfermagem, em especial do enfermeiro. No entanto, para que isso aconteça, é preciso conhecimento atualizado para aplicação da prevenção, visando evitar o problema. Na verdade, os fatores de risco identificados como significantes no desenvolvimento de UP estão relacionados aos pacientes, à estrutura da instituição e ao processo de cuidar. A elaboração e aplicação de protocolos de avaliação do risco em desenvolver UP, e de protocolos de atuação terapêutica, contribuem para a melhora da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores,