ULCERA EM HANSEN ase TRABALHO FINAL
HANSENÍASE
Equipe
Adelina
Francileide
Helen
Íris
Samile
Thaimara
Vlainer
HANSENÍASE
É uma doença infecciosa que atinge principalmente pele e os nervos (em especial os da face e extremidades, como braços e mãos; pernas e pés). Ela é causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium leprae, descoberta em
1873. Esta bactéria é mais conhecida como Bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor, o cientista norueguês Gehard Amauer
Hansen.
HANSENÍASE
É causada pelo Myycobacterium leprae. A classificação de Madrid divide a hanseníase em quatro formas; indeterminadas que é a forma inicial afetando terminações nervosas superficiais da pele,tuberculoide onde é intenso mas pouco extenso comprometimento da inervação da pele,virchowiana forma clínica de difícil diagnóstico na fase inicial devido ao assintomático parasitismo na pele,olhos,nervos e víceras e a forma dimorfa existe intenso e extenso comprometimento da pele e nervos.
CAMADAS DA PELE
-Epiderme é o epitélio multiestratificado . É camada mais interna é denominada extrato germinativa sendo formados por células que se multiplicam continuamente.
-Derme é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. É constituído por elementos fibrilares, proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, íons e água de solvatação.
-Hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes.
ULCERAÇÕES
Pode ser considerada como um tipo especial de inflamação. Podem ocorrer devido a três fenômenos básicos: necrose do tecido subjacente à epiderme, necrose da epiderme por injúria física (calor,frio,trauma), química (agressão exógena por álcalis ou ácidos) ou biológica.
Quanto ao seu modo de aparecimento, pode ser classificadas em: aguda
(fenômenos exsudativos) ou crônica (predomínio de fibrose e proliferação vascular). TRATAMENTO
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é