uioyuio
706 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – FIL00428 (CURSO DE ARQUIVOLOGIA)GUIA DE ESTUDOS: NOVEMBRO E DEZEMBRO
As aulas do final de novembro e do início de dezembro se concentrarão no desenvolvimento da filosofia moderna e sua transição para o pensamento contemporâneo. A epistemologia moderna será vista com foco na afirmação do sujeito por Descartes e nas formas de aquisição de conhecimento postuladas não só pelo filósofo francês, mas também por Hume, Berkley e Kant. O pensamento político e social moderno será abordado através da ressignificação da política como fim em si mesmo, realizada por Maquiavel, e por meio das teorias sobre organização do estado de Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. A transição entre idade moderna e contemporânea abordará as críticas à moral tradicional de Stirner e Nietzsche, bem como a crítica aos meios de produção realizada por Marx. Ao final de dezembro tomaremos contato com o conceito de pós-modernidade e a crise das metanarrativas, usando como referenciais teóricos os autores da escola de Frankfurt, Freud e Sartre.
29/11 – A epistemologia na filosofia moderna. Contexto histórico da epistemologia moderna. Descartes e a afirmação radical do sujeito. O empirismo britânico de Hume e Berkley. Kant e a tentativa de síntese entre empirismo e racionalismo.
Texto de leitura opcional/complementar sobre o tema desta aula (disponível em pdf): DESCARTES, René. Meditações sobre a filosofia primeira. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
Texto a ser lido para esta aula (disponível em pdf): REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do humanismo a Descartes. Vol.3. São Paulo: Paulus, 2003. Págs. 283-303.
Texto a ser lido para a próxima aula (disponível em pdf): HOBBES, Thomas. Leviatã. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril cultural, s/data. Caps. XIII, XIV, XVII e XVIII.
06/12 – A filosofia política e a ética na modernidade. Contexto histórico da filosofia política moderna. A ruptura de