uhsuhs
!
"
"
SINOPSE DO CASE: A Camada de Ozônio e Catalizadores1
"
Elvys Monte2
Hellen P. Flores Rei3
"
"
1 DESCRIÇÃO DO CASO
"
Desde épocas como Revolução Industrial o homem vai de encontro aos bens naturais. Com a injeção do capitalismo isso ficou cada vez mais evidente, visto as toneladas de materiais tóxicos despejados na natureza. Em especial, devido às fabricas abastecidas pela queima do carvão mineral e hoje a maior parte dessa poluição é proveniente da queima de combustíveis fósseis, a área da terra mais prejudicada é sem duvida a atmosfera em especial, a Camada de Ozônio.
Na região da atmosfera entre entre 12 e 32 Km de altitude é localizada a Camada de Ozônio, por sua vez, ela é formada pela incidências de raios UV (Ultra Violeta) ou descargas elétricas, assim, formando o ozônio (O3). Visto isso, quando a atividade solar é intensa a camada de ozônio é fortalecida e quando as atividades solares não tem muitas proporções, a camada fica mais fina, sendo assim, a sua formação independente do homem. “Nessa camada existe cerca de 1 molécula de O3 para cada 1 milhão de moléculas de O2, ainda assim ela é de suma importância para a vida na Terra. (defensores da natureza - 2012)
Assim, esta camada fraca passa por um momento delicado, visto a rapidez que ela tem para se degradar e a demora para se formar. Com isso, ela não suporta a quantidade de matérias nocivos lançados pelo homem na atmosfera, ocasionando a quebra dessas moléculas e consequentemente a redução ou criação de buracos na camada, assim, aquecendo mais a terra e ocasionando o então presente fenômeno Aquecimento Global.
Surgiram então compostos cruciais para a Camada de Ozônio como os CFC’s, onde uma molécula é capaz de destruir 100mil moléculas de O3.
Catalisador é uma substância que acelera a velocidade da reação, estes podem ser porosos, peneiras moleculares, monolíticos, suportados não suportados (Wikipedia 2014)
"
“O