uhcuh
1601 palavras
7 páginas
1. INTRODUÇÃO: Os cátions do grupo I são analisados por reações seletivas e específicas, que serão realizadas por via seca e via úmida.
A seletividade se dá pelo número de íons que dão teste positivo para uma determinada reação. Quanto menor o número de íons, maior a seletividade.
Nas reações de via seca, as substâncias a serem analisados e os reagentes são utilizadas no estado sólido, e geralmente a reação é executada sob temperatura. Neste caso, emprega-se o teste de chama, que se baseia no fato de que quando certa quantidade de energia é formada a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de um estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento.
Nas reações por via úmida, observa-se a interação entre a substância sob análise e os correspondentes reagentes em solução. Ocorrem transformações facilmente identificáveis as quais permitem confirmar a reação correspondente. Tais efeitos externos são:
Mudança de coloração da solução,
Precipitação (ou dissolução),
Desprendimento gasoso.
O cobaltonitrito de sódio é solúvel em água, e em meio tamponado reage com potássio e com amônio, formando um precipitado amarelo, e sua solubilidade é cerca de 0,44 mg/ml, permitindo que concentrações muito baixas possam ser detectadas.
Os íons dos metais alcalinos Na+ e K+ são os maiores cátions do período á que pertencem, possuem carga e as estrutura de gás nobre. Por esses motivos, têm uma fraca atração por ânions e moléculas, e como conseqüência a maioria de seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos.
O íon amônio