ugyughjh
3016 palavras
13 páginas
I - MENINGES O Sistema Nervoso Central é envolvido por membranas conjuntivas denominadas meninges e que são classicamente três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Tais membranas desempenham o importante papel de proteger o Sistema Nervoso Central. A. Dura-máter É a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos. A dura-máter do encéfalo difere da dura-máter espinhal por ser formada por dois folhetos, externo e interno, dos quais apenas o interno continua com a dura-máter espinhal. A dura-máter, e em particular seu folheto externo, é muito vascularizada. No encéfalo, a principal artéria que irriga a dura-máter é a artéria meníngea média, ramo da artéria maxilar.
A.1. Pregas da Dura-máter Em algumas áreas o folheto interno da dura-máter destaca-se do externo para formar pregas que dividem a cavidade craniana em compartimentos que se comunicam amplamente. As principais pregas são:
Foice do cérebro: é um septo vertical mediano em forma de foice que ocupa a fissura longitudinal do cérebro, separando os dois hemisférios; Tenda do cerebelo: septo que separa o lobo occipital do cerebelo, dividindo as estruturas do encéfalo como supra e infratentoriais; Foice do cerebelo: pequeno septo vertical mediano, situado abaixo da tenda do cerebelo entre os dois hemisférios cerebelares; Diafragma selar: pequena lâmina horizontal que isola e protege a glândula hipófise ao fechar a sela túrcica; este diafragma possui uma abertura para a passagem da haste hipofisária que liga a glândula ao encéfalo.
A.1.2 Cavidades da Dura-máter Em determinada área, os dois folhetos da dura-máter do encéfalo separam-se delimitando cavidades. Algumas cavidades são revestidas de endotélio e contêm sangue, constituindo os seios da dura-máter.
A.1.3 Seios da Dura-máter Existem vários seios espalhados ao longo da dura-máter. Os seios dispõem-se principalmente ao longo da inserção das pregas da