ugb redes I aula 02
Disciplina:
Redes I – Fundamentos - 1º Período
Professor: José Maurício S. Pinheiro
AULA 2: Transmissão de Dados
1. Velocidade de Modulação [baud]
Um sinal digital pode ser multinível ou binário. Qualquer sinal digital multinível pode ser representado por um sinal digital binário equivalente. A grandeza que mede a velocidade um sinal digital multinível é chamada de “velocidade de modulação” e é representada por VM. A unidade que mede a velocidade de modulação um sinal digital multinível é chamada de baud.
Um “sinal digital binário” é um caso particular de sinal digital multinível e assim sendo, um sinal binário também pode ser expresso através de baud. Na figura
1, vemos um sinal multinível. Cada pulso possui um tempo de duração de τ segundos. Assim, em 1 segundo teremos 1/ τ pulsos.
Figura 1 - Sinal Multinível
A velocidade de modulação é definida como sendo a quantidade de pulsos que ocorre durante certo intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo é definido como sendo 1 segundo. Assim sendo, temos:
VM = Quantidade de Pulsos / 1s
VM = 1 / τ [bauds]
Exemplo I: Num sinal digital cada pulso possui uma largura de 2,5ms. Calcule a velocidade de modulação desse sinal.
Solução: VM = 1 / τ = 1 / 2,5 x 10–3 s => VM = 400 bauds
Pág. 1/8
Exemplo II: Um sinal digital possui uma velocidade de modulação de 5000 bauds. Calcule a largura de cada pulso desse sinal.
Solução: Sabemos que τ = 1 / VM = 1/ 5000 => τ = 0,2 ms
Nos dois exemplos não é mencionado se o sinal é binário ou não. Isso não importa, pois a definição de velocidade de modulação vale para qualquer tipo de sinal digital.
2. Velocidade de Sinalização [bps]
Em um sinal binário o pulso tem o nome de bit. Assim sendo para um sinal binário, a velocidade de modulação é expressa em bits por segundo, ou seja, bps. Nesse caso particular, a velocidade de modulação (VM) passa a ser chamado de VS, que é a velocidade de sinalização.