Ufsm
Licenciatura em Educação Especial Noturno
Disciplina: Escola, Currículo e Planejamento em Educação Especial
Professora Josefa Lidia Costa Pereira
Acadêmica Julieze Esquiam Gomes
Um breve comentário do que é Educação Especial A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos e orienta os alunos e professores quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva
O atendimento educacional especializado tem a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. Disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo processo de escolarização, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
Como trabalhar com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação
Trabalhar com alunos com altas habilidades requer, antes de tudo, derrubar dois mitos:
Primeiro: esses estudantes, também chamados de superdotados, não são gênios com capacidades raras em tudo, só apresentam mais facilidade do que a maioria em determinadas áreas.
Segundo: o fato de eles terem raciocínio rápido não diminui o trabalho do professor. Ao contrário, eles precisam de mais estímulo para manter o interesse pela escola e desenvolver seu talento,se não, podem até se evadir. Assim como os estudantes diagnosticados com algum tipo de deficiência, os que têm altas habilidades precisam de uma flexibilização da aula para que suas necessidades