Ufsc - 11 calor de reação e calor de solidificação
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
EXPERIÊNCIA Nº 11: CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO
QUESTIONÁRIO
1. Com os seus resultados experimentais e considerando os calores específicos da água, c = 1,00 cal/g°C; da lata c = 0,10 cal/g°C e do béquer c = 0,12 cal/g°C:
Dado 1 cal = 4,184 joules
a) Determine o calor de combustão da vela em kcal/g e em kJ/g. Lembre-se dos algarismos significativos! Calor de combustão da vela = 6,1474 kcal/g = 25,720 kJ/g
b) Determine o calor de solidificação da cera em kcal/g e em kJ/g.
Calor latente de solidificação da cera = 9,37x10-2 kcal/g = 3,92x10-1 kJ/g
Valores em cal/g e J/g 93,7 cal/g e 392 J/g
2. Dos resultados obtidos do item A desta experiência, você observou uma diminuição da massa da vela. Explique e apresente a(s) equação(ões) química(s).
Sim, o fio queimou junto com a cera combustível, como expresso na reação de combustão da cera de parafina:
CnH2n+2 + O2 CO2 + H2O
3. Na etapa B.4 da experiência realizada, por que o tubo retirado do banho-maria foi colocado em água somente após o primeiro sinal de solidificação da cera?
Foi realizado este procedimento para a agua absorver somente o calor latente da cera, ou seja, a variação de temperatura da agua neste processo é igual ao calor latente de solidificação da cera.
4. Aponte as falhas que existem no calorímetro usado, e sugira idéias de como melhorá-lo.
Como a vela precisa de oxigênio para queimar, o sistema é aberto, ou seja, parte do calor dissipado é absorvido pelo ambiente. Além disso, parte do calor é absorvido pela lata que serve como recipiente. Uma melhoria seria o fechamento do sistema, ou seja, envolver o sistema com isolantes térmicos juntamente com a injeção de oxigênio e retirada de gás carbônico, para que a energia não seja dissipada para o meio.
5. Calcule o equivalente em água do calorímetro da parte A e do calorímetro da parte B. Note que na parte A o