Ufpr Densidade Da Parafina
A parafina é um subproduto do petróleo sua Fórmula molecular, CnH2n+2 (n > 20) Em comum encontra em aparência de cera solida, branca, sem odor e não tóxica, é utilizado para a fabricação de velas, cosméticos, adesivos e etc.[1]
A densidade absoluta é uma propriedade especifica, isto é cada substancia pura tem uma densidade própria que a identifica e a deferência das outras substância. A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância ou simplesmente massa por unidade de volume.[2] È determinada às unidades de volume de uma determinada substancia expressa em (g/cm3) ou (g/ml).
O objetivo do trabalho é saber a densidade da parafina.
Materiais e Métodos.
Primeiro visualizou se uma vela e colocou-a na água em seguida mediu se com uma régua a altura e base, utilizou se também uma balança analítica e calculose o volume para obter a densidade.
Resultados
Através da pesagem resultou se que a massa é de 44, 508 e com os cálculos podemos afirma que a densidade da parafina é d=0,84. r=2,5 Ab= π x r2 V=Ab x h h=2,7 Ab= 3,14 x 2,5 V=19,62 x 2,7 v= ? Ab=19,62cm V=52,97m³
Pelo FISPQ a densidade deveria ter dado 0,78, mas devido a parafina não estar regular e as medidas não foram exatas, invés de utilizar um paquímetro foi utilizado uma régua devido a estes fatores a densidade não resultou corretamente.
Conclusão
Após ser feito a analise através dos cálculos, conclui se que a densidade da parafina é menor do que a da água.
Referencias Biográfica
[1] http://www.bbquimica.com.br/
[2] http://www.chemkeys.com