UFPE Ci ncia Tecnologia e Sociedade
Paulo Nery de Souza
PPGCI, Universidade Federal de Pernambuco
CEP 50670-901- Recife/PE, Brasil
Submetido em 15/01/2015
1. Apresentação
O documento apresentado tem como objetivo relatar criticamente os conteúdos dos textos apresentados nos três módulos da disciplina, bem como as discussões em sala de aula puderam auxiliar no trabalho dissertativo do projeto de pesquisa do mestrando Paulo Nery de Souza. Antes, porém, se faz necessário uma breve apresentação quanto os objetivos, hipótese e metodologia do trabalho dissertativo.
2. Projeto de pesquisa
O título do projeto de pesquisa é “Memória organizacional como diferencial competitivo: o caso da Divisão de Engenharia Civil de Geração da Chesf”.
A Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) é reconhecida no mercado de energia elétrica pela grande capacidade de empreender grandes projetos hidroelétricos. Partimos do pressuposto que essa competência é devida, em parte, a sua memória organizacional, embora haja evidências de subutilização. A partir dessa hipótese, nortearemos a pesquisa na comprovação de tais evidências. O objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver um estudo de memória organizacional tendo como pano de fundo a Chesf, a fim de verificar seu potencial de uso mais efetivo para torná-la mais competitiva. Quanto aos objetivos específicos, o projeto de pesquisa se subdividem em 3, são eles: 1- Descrever a memória organizacional existente na Divisão de Engenharia Civil e Geração - DECG a partir do acervo documental custodiado no Centro de Documentação da Chesf e na própria DECG; 2- Mapear os principais processos críticos, a partir do uso da memória organizacional na DECG; 3- Verificar como é utilizada a memória organizacional nas atividades operacionais e técnicas da DECG.
Um ponto importante que justifica o estudo da memória organizacional na Chesf, diz respeito a questão da inevitável saída de capital humano