Ufpa trabalhos
Professora: Selma Pena
Grupo: Carol oliveira turma: 110M Elyel Pamplona Hoffemamm Santos Michele Lima Maria Braga
NÍVEL PRÉ-SILABICO
Introdução
Fundamentado nas atividades propostas pela profª Selma Pena, o nosso grupo constatou algumas características do nível pré-silábico. A partir daí, tomou-se a iniciativa de fazer uma pesquisa sobre tal assunto e junto a isto englobar propostas para que estes sujeitos possam avançar de nível pré-silábico para o silábico.
O nível pré-silábico é subdividido em nível pré-silábico I e II. No nível I a criança faz uso de traços figurativos e no II a escrita já possui uma maior representatividade no que se refere a letras. Porém, a criança nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala, ela só sabe que se escreve com símbolos mais não relaciona esses símbolos com a linguagem oral.
Características do nível pré- silábico: A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as representações da escrita. Acredita-se que escrevessem com desenhos, suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma das letras e números. Algumas hipóteses em relação ao processo de aquisição da língua escrita: * A escrita representa o nome do objeto, não há relação entre a escrita e a fala. * Utiliza sinais gráficos imitações da letra cursiva para escrever. * O desenho é tido como apoio da escrita. * A escrita não é interpretável. * A escrita passa e ter uma variedade de letras, nenhum escrito, pode ter o tempo todo com a mesma letra. * Amplia-se o repertorio de grafias. * A leitura da escrita é global, assim cada letra vale como parte do todo e não tem valor em si mesmo.
Observando o desempenho do aluno foi constatado que ele se encontra na fase pré-silábica, começando a