uff simon sarid

454 palavras 2 páginas
UFF – Universidade Federal Fluminense
Luiz Felipe Pereira de Melo Teijido Barroso
Texto 7
O texto busca estudar a conciliação de expectativas da carreiras entre pessoas e organizações, e a forma que mudanças em suas vidas pessoais estão relacionados com seus planos de início de carreira. Outra questão abordada é a complexidade da relação entre pessoas e seu gestor, quando existe e não existe espaço para diálogo em termos de expectativas de carreira.
Dessa forma o que será discutido é o que as empresas e as pessoas podem fazer para conciliar as expectativas de carreiras dos trabalhadores e as demandas da organização, a fim de manter as pessoas contribuindo efetivamente com seus conhecimentos e experiencias, satisfeitos com suas vidas profissionais, pessoais e familiares. Conciliando para que não ocorra a perda do controle do trabalho atual e o contingente de pessoas para os desafios de trabalhos futuros.
As pessoas mudam de interesses e sua situação familiar com o passar do tempo, enquanto a organização muda de ambiente e de necessidade de recursos humanos qualificados. Do lado das organizações é preciso destacar que as mudanças dos anos 90 refletiram na confiança que as pessoas tinham em se dedicar a uma única empresa para a vida toda, pois as pessoas passaram a valorizar outras esferas da vida e as próprias organizações, personificadas nas figuras dos seus lideres, passaram a reconhecer as próprias fragilidades em recompensar a lealdade e dedicação dos seus fiéis colaboradores.
No final dos anos 90 e início do século XXI conhecido como era do conhecimento começou apresentar que o valor econômico passou do material para o intangível, sendo os trabalhadores que mais agregam valor os trabalhadores do conhecimento. Pois o mesmo não é tão facilmente substituído, tampouco sua contribuição e medida pelo tempo dedicado ao trabalho, mas pela capacidade de executar o trabalho de forma criativa, ou seja, o trabalho intelectual, que depende mais de fatores, como

Relacionados