Ufabc
Existe relação entre ciência e ideologia? Justifique.
Existe sim uma relação entre ambos. A Ciência pode ser usada para fazer uma crítica da ideologia, evidenciando seus pontos de vista, origens e critérios subjacentes dos discursos ideológicos. Ao longo dos últimos séculos a ciência vem sendo usada como um instrumento extremamente poderoso para refutar ideologias. Traçando testes pontuais contesta o abuso do saber de muitos discursos ideológicos, sendo eles religiosos, éticos, políticos, dentre outros.
Porém a própria ciência não consegue responder de maneira universal e trazer uma verdade global para substituir os discursos meramente ideológicos e nisso decepciona a quem imaginava obter pela ciência uma luz absoluta.
Muitos discursos ideológicos têm apenas uma ‘tradução’ no campo científico, determinando o contexto, direcionando pontos de vista e usando a ciência como confirmação para certo enfoque ideológico, dando nova roupagem com traduções científicas ainda ideológicas, adotando uma ruptura epistemológica e adotando um paradigma.
A ciência só é útil se atinge o cotidiano e mascara a distância entre o que visa à representação ideológica global e o conceito científico particular que a traduz, por isso é sempre um discurso ideológico, seja ele de primeiro grau: mostrando-se como historicamente construído e exibindo seus limites; ou de segundo grau: suprimindo vestígios de sua construção com uma noção objetiva e eterna.
A ciência é de primeiro grau quando se trata de uma tecnologia intelectual relativa e historicamente determinada, e de segundo grau quando se coloca como uma resposta aos problemas colocados por nós, sendo eterna, objetiva e neutra.
O perigo maior da ciência usada como ideologia é o de que em dado momento a ciência pode perder seu caráter construtor de testes, formador de criticas pontuais e proposições ideológicas, passando a traduzir a questão geral