uellington ribeiro
NOME: Uellington Ribeiro de Almeida
CURSO:Engenharia de Produção
PROFESSOR: Deivis Casiano Pilhereno
APS – Atividade Prática Supervisionada
PERFIS DE LIDERANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
Professor Supervisor da APS
Deivis Casiano Pilhereno
Resumo
Através do estudo bibliográfico e da análise dos dados pode-se constatar que os estilos de liderança na gestão organizacional, tem influencia do perfil dos lideres em seus subordinados., pois foi constatado que o líder da empresa P tem por perfil seguir as teorias da liderança.
Palavras-chave:
Liderança, Organização, teorias.
1. INTRODUÇÃO
Um líder tem um dom de influenciar as pessoas no sentido dos objetivos das organizações. A administração tem por influencias principais as pressuposições implícitas e explicitas a respeito da natureza das pessoas (chiavenato, 1999) . Mc Gregor denominou dois novos conjuntos a teoria X e a teoria Y. A teoria X tem por abordagem tradicional, envolvendo pensamentos negativos a respeito das pessoas, e influenciando o estilo de administração em características autocráticas e impositivas. Já a teoria Y que traz as abordagem moderna características positivas levando lideres a uma postura democrática e consultivas. De acordo com estas teorias pode-se observar claramente que os subordinados se influenciam na formação do caráter do líder.
2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Teorias sobre estilos de liderança
As teorias mais conhecidas são três a liderança autocrática , liberal e democrática. Veremos os três estilos e suas características:
A liderança autocrática : o líder fixa as diretrizes, sem uma participação do grupo, e determinações de tarefas para o grupo é na medida que se tornam necessárias, e de modo imprevisível, a escolha de tarefas para cada um e qual será seus companheiros de trabalho. O líder domina , e elogios e criticas são pessoais a cada trabalhador .
Liderança democrática: à debate do grupo