Udp – user datagram protocol
Emerson Raniere
E-mail: conta_dm@hotmail.com
Resumo: Este documento mostra as características de um dos protocolos da Camada de Transporte: o UDP (User Datagram Protocol), apresentando também, suas vantagens e desvantagens. Por ser não orientado à conexão, ou seja, sem confiabilidade, é altamente recomendável para conexões que priorizam a velocidade. Ao final deste artigo compreende-se que apesar de não ser considerado o melhor para conexões que necessitam de alguma segurança, o UDP pode ser um grande aliado aos interessados em agilidade na transmissão de informação.
Palavras-chave: UDP. Protocolo. Velocidade.
Abstract: This document shows the characteristics of Protocols of Transport Layer: UDP(User Datagram Protocol) also presenting their advantages and disadvantages. Because it is not connection-oriented, ie, withoutreliability, it is highly recommended for connections that emphasize speed.At the end of the article it is understood that although not considered the best for connections that need some security, UDP can be a great ally for those interested inagility in the transmission of information.
Key-words:UDP.Protocol.Speed.
1. Introdução
Conforme Torres (2009), o UDP (User Datagram Protocol) não é um protocolo de transporte de conexão confiável, ou seja, não é recomendável usá-lo na necessidade de transmissão de documentos importantes., pois, não há a verificação dos pacotes, se chegaram intactos, em ordem ou se foram perdidos antes de atingir o seu destino.
Segundo Comer (1998), no UDP não há algo que indique que os pacotes foram bem recebidos, não põe em ordem as mensagens que chegam e não manipula a velocidade com que os dados são transmitidos. Enfim, ou haverá perda de pacotes, ou serão duplicados ou chegarão ao destino com falhas.
Apesar das características apresentadas serem consideradas negativas em relação ao UDP, ele apresenta um ponto positivo: agilidade. Isso é óbvio, pois o tamanho de