Ucrania x Russia
Na Crimeia, existem 2 milhões de habitantes, sendo 58% deles, Russos. E tem sido o grande alvo de influencia do Governo Putin, instigando um processo separatista.
O gás natural e o elemento central dessa crise, por que 80% desse gás q sai da Rússia e vai para U.E passa pela Ucrânia (especialmente pela Crimeia). Então a Crimeia hoje torna se fundamental dentro da estratégia Rússia e também da U.E e obviamente eles terão que pagar impostos a Ucrânia. Forçar a independência da Crimeia seria extremamente vantajosa para influencia Rússia na região e por uma dominância ainda mais da Rússia no abastecimento energético no abastecimento Oriental.
A Crimeia é uma republica autonoma situada na região oeste da Russia, localizada na peninsula da Crimeia, na costa norte do Mar negro. A república abrange praticamente toda a península, com exceção da cidade de Sebastopol.
Devido à instabilidade política recente na região e à ocupacao por tropas militares russasm, a soberania nacional sobre a península , está sendo motivo de disputas entre a Rússia e a Ucrânia desde março de 2014.
Qualquer ação militar direta do Ocidente arriscaria uma guerra entre superpotências nucleares. As forcas da Ucrânia, relativamente pequenas e mal equipadas, podem agir, mais arriscariam provocar uma invasão muito mais ampla da Rússia, que poderia tomar o país inteiro.
Conclusao pessoal: atual crise entre Ucrânia e Rússia poderia ser resolvida por meio de negociações e reformas constitucionais, mas a inconformidade do governo russo com a derrubada de seu aliado Viktor Yanukovich da presidência dificulta a possibilidade de uma solução.