Ubuntu
O capitulo 1 aborda sobre a apresentação do projeto Ubuntu, a distribuição, os processos de desenvolvimento e algumas das histórias que tornaram tudo isto possível.
O Ubuntu é uma distribuição Linux, que vem fazendo cada vez mais sucesso em suas 13 edições desde 2004. Desde seu lançamento, o Ubuntu vem conquistando muitos usuários pela sua simplicidade, estabilidade, segurança e desempenho. Criado pela Canonical (instituição mantida pelo milionário sul-africano Mark Shuttleworth), o sistema é baseado no Debian, outra distro bem conhecida.
Ubuntué um sistema operacional decódigo aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lançado semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por Software livre.
O nome "Ubuntu" deriva do conceito sul africanode mesmo nome, diretamente traduzido como "humanidade com os outros". Esse nome busca passar a ideologia do projeto, baseada nas liberdades do software livre e no trabalho comunitário de desenvolvimento.
No núcleo da filosofia do Ubuntu de liberdade de Softwares livres existem alguns ideais filosóficos centrais, sendo eles:
1. Todos os usuários devem ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, compartilhar, alterar e melhorar o software para qualquer proposito sem ter que pagar qualquer licença por isto.
2. Todos os usuários devem ter a possibilidade de usar o software no idioma de sua escola.
3. Todos os usuários devem ter oportunidade de usar o software, inclusive os