Tópicos sobre leitura e escrita
Oficina de Leitura e Produção de texto
Priscila Naiara Lopes Gomes
3-1) Tópicos sobre a fala e a escrita
O vídeo escolhido é da entrevista do professor Ataliba Castilho.
A entrevista realizada com o professor Ataliba Castilho trata sobre a polêmica gerada pelo livro “Por uma vida melhor”, alvo de muitas críticas da sociedade e da mídia. Segundo o professor, houve um mal entendido na interpretação das pessoas em relação ao livro. O que foi apresentado pela autora, é a forma com nós escrevemos no padrão culto e a forma que nós falamos, ambos vista por ela e pelo entrevistado como correta.
Segundo o professor a autora não incorre em erros. E explica que a “gramática popular” no meio científico é considerada mais avançada. O erro aparece quando falamos e não somos entendidos. No entanto, ele afirma que é um equívoco achar que não se deva ensinar o padrão culto, pelo contrário é direito das crianças, jovens e adultos aprendê-lo, seu o domínio constitui uma promoção do sujeito. A língua deve se adequar ao contexto que está inserida.
Questionado pelo entrevistador sobre o fato das crianças terem um desempenho baixo nos exames nacionais e internacionais, o professor Ataliba
Castilho disse haver um despreparo dos professores para lidar com a indisciplina.
Segundo ele, as crianças e jovens percebem, no contexto social, a indisciplina do país e acabam por se distanciar da aprendizagem do padrão culta da língua.
A meu ver, a autora do livro e o professor Ataliba Castilho fazem uma consideração correta a respeito da aprendizagem da língua. A escola ao ignorar a forma que o aluno fala, o marginaliza. É preciso compreender o que as crianças trazem para escola e a partir dessa compreensão buscar formas de inserir o ensino da língua culta sem diminuir ou desconsiderar a sua fala.