Tópicos de Reflexões sobre alfabetizações - Emilia Ferreiro
A partir da leitura do livro de Emilia Ferreiro, discorrer sobre os tópicos a seguir:
1) Pressupostos Metodológicos (p.29-41).
Para Emilia Ferreiro (2001), há uma polêmica nas discussões sobre a prática alfabetizadora, em relação aos métodos utilizados: analíticos versus sintéticos; fonéticos versus global, entre outros. Ferreiro (2001), também deixa claro que nenhuma dessas discussões levou em conta as percepções das crianças sobre o sistema de escrita. Dessa forma, deve-se aceitar que os métodos não oferecem nada mais além do que sugestões e incitações. Assegurando também, que o método não pode criar conhecimento, e que nenhuma prática pedagógica é neutra, estando todas apoiadas no modo de conceber o processo de aprendizagem e também o objeto dessa aprendizagem.
A autora cita três dificuldades básicas, encontradas em diferentes experiências com profissionais de ensino, que necessitam ser expostas: a primeira consiste na visão que o adulto já alfabetizado tem do sistema da escrita; a segunda, a confusão entre desenhar e escrever as letras; e por último, mas não menos importante, a dedução do conhecimento das letras e seu valor sonoro convencional.
De acordo com Ferreiro (2001), uma vez ilustradas estas dificuldades conceituais iniciais, é possível analisar a prática docente em termos diferentes do metodológico. E conclui que um novo método não resolve os problemas, mas sim que é preciso reanalisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes a elas, e até que ponto funcionam como filtro de transformação seletiva e deformante de qualquer proposta inovadora.
2) A escrita: defendida analisada pela autora e sugestões aos educadores (p. 42-60).
Ferreiro (2001) fala da compreensão do sistema de escrita, afirmando que