Tópicos de gestão da produção
O Rádio foi inventado por Guglielmo Marconi, cientista italiano nascido em 1874 , em Bolonha. Era filho de agricultores, foi aluno no Instituo Técnico de Livorno e na Universidade de Bolonha, buscou estudar as experiências antes realizadas por Heinrich Hertz.
Usando aparelhos simples, em 1895, conseguiu transmitir impulsos elétricos a certas distâncias. Não obteve apoio na Itália, aos 22 anos tentou financiar seus projetos na França, mas foi na Inglaterra, levado pelo engenheiro – chefe dos correios, que conseguiu o apoio que necessitava para patentear a “telégrafo” sem fio, em 1897.
O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço. Que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta freqüência e ondas longas de baixa freqüência, assim, utilizadas para fins diversos.
Os sistemas de radiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos:
Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada freqüência de rádio; um transdutor que converte ainformação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na freqüência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto.Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da freqüência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a freqüência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à freqüência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM;
Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desmodulação; um auto falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de