Tópicos de economia
12/03/2012
Economia é Ciência Social Aplicada. Tem teorias e tudo mais, mas é aplicado.
Há diferença entre desenvolvimento e crescimento.
Entre desenvolvimento econômico e socioeconômico.
Maranhão: 14ª potência. Produção. PIB. É rico. Paradoxo: há miséria (não pobreza). Em desenvolvimento é o último. Crescimento é crescer. Mas crescer concentrado, não distribuído. Caracterizado pelo PIB. Indústria, comércio, serviço, tudo que é produção. O que determina desenvolvimento: IDH. Índice de Desenvolvimento Humano: Saúde, Educação, Saneamento básico, taxa de mortalidade e natalidade.
PIB per capita é: produção/pessoas.
Grandes empreendimentos. Tudo que é construído aqui.
O que é commodities; produtos agrícolas vendidos de forma abundante: minério, soja, eucalipto.
Os donos não são daqui. Movimenta muita economia mas não fica aqui e é concentrado na mao de poucos. Indícios de economia pobre, subdesenvolvida socialmente.
Não há “em desenvolvimento”. Não é Brasil que está chegando aos EUA, são os EUA que estão descendo ao Brasil.
Estamos fazendo estratégia de ssuperação de crise que repercutem no mundo todo, mas não significa que estamos desenvolvendo.
Países centrais (potências) e periféricos. Estudiosos do final do século XIX que o subdesenvolvimento era um estágio.
CAPITAL ISMO. Girar em torno do dinheiro. Quem tem quem não tem. Relação entre classes. Entre dominador e dominado. Entre quem é detentor dos meios de produção e quem não é dententor dos meios de produção. Sou detentor dos meios de produção. Algo que existe comigo. A força de trabalho é o único meio de produção que é próprio do indivíduo. Mas nçao é a pessoa que comanda, é a relação social (capitalismo). Se eu não vender, não terei como subsistir (é o caso dos mendigos). Mendigos. Não tem como vender sua força de trabalho. Pela lógica do capital eles não são adequados para o trabalho. Mas de que forma? ... Sociedade feudal. Sociedade comunal. Não existiam relações de troca. Com o fim da sociedade