Tópicos de Atuação Profissional: Guia de Turismo e Ecoturismo
ADRIANE SOUZA CUNHA
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: GUIA DE TURISMO E ECOTURISMO
SANTOS
2013
GUIA DE TURISMO
O guia de turismo é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões (municipais, estaduais ou interestaduais) e em viagens internacionais. Assim sendo, cabe ao guia orientar e promover os despachos e a liberação dos passageiros e suas bagagens em terminais de embarque e desembarque (marítimos, aéreos, etc.); organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas; atender os passageiros e portar a identificação emitida pela EMBRATUR.
É através do trabalho do guia de turismo que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.
Para se tornar um Guia de Turismo, você deve fazer um curso de QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO.
Após terminar o curso e ser aprovado, deverá dirigir-se à Secretaria de Turismo de seu Estado para solicitar a credencial de Guia de Turismo;
Após receber sua credencial emitida pelo Ministério do Turismo, você poderá associar-se à ABGTUR, entidade legalmente constituída e representativa da classe.
As características desejáveis de personalidade para a pessoa que deseja seguir esta profissão são: dinamismo, iniciativa, interesse pelo folclore nacional e mundial, criatividade, sociabilidade, espírito de liderança, facilidade de comunicação.
A profissão de guia de turismo foi regulamentada em outubro de 1993 e está classificada da seguinte forma:
1. Regional: pode atuar apenas no estado em que foi registrado, é cadastrado em sua própria cidade, deve possuir, no mínimo, ensino médio