Tópico frasal
O tema trata da lentidão dos julgamentos no Supremo Tribunal Federal, por conta de sua linguagem exagerada. Os dois trechos que fizeram-me chegar a essa conclusão, foram:
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu.”
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
Já o autor, em seu ponto de vista, acredita desnecessário tanto falatório, e o benefício que traria um julgamento claro, objetivo e breve; assim como fez Abraham Lincoln em seu discurso. Por outro lado, à uma estratégia de lentidão, para levar os réus, a absorção.
“Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
“Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro.”
Referente aos trechos, acredito que o trecho A, necessita do conhecimento do mundo. Pois se não tivermos conhecimento de quem seja Abraham Lincoln, não haverá compreensão do texto. Nesse momento surge a necessidade de buscarmos informações através de pesquisas, para melhor compreendermos o texto.
No trecho B, necessita do conhecimento textual. Somente através de várias leituras, de diferentes textos e gêneros, adquirimos conhecimento textual para melhor compreensão. Quando nos textos à palavras que não estão em nossos diálogos, através do conhecimento, somos capazes de compreende-las.