Título
MICROSCOPIA ÓPTICA
O microscópio é um aparelho destinado a ampliar a imagem de micro estruturas observadas, utilizando para isso, a luz. Os componentes do microscópio são:
1.
Ocular: Conjunto de lentes sobre as quais você coloca o olho. Dá imagem virtual, ampliada e direita.
O aumento está gravado na sua extremidade superior. Para cálculo da ampliação total, multiplica-se a ampliação da ocular pela objetiva. Exemplo: ocular = 10x e objetiva = 40x, ampliaçào total de 400x.
2.
Tubo ou Canhão: Contém em uma das extremidades a lente a na outra, o revólver, que é uma peça giratória, a qual se prendem as lentes objetivas.
3. Revólver: Local onde são inseridas as objetivas. Serve para o ajuste das mesmas.
4.
Objetivas: Conjunto de lentes que ampliam a imagem. Estão presas ao revólver, que ao ser girado, vai mudando as objetivas. Ela projeta uma imagem real, ampliada e invertida. O aumento da objetiva é gravado na sua lateral.
5. Braço: Sustenta a parte óptica (lentes) e serve para o transporte do aparelho.
6. Platina: Sobre esta se coloca a lâmina preparada, exatamente sobre uma abertura central que dá passagem aos raios de luz.
7. Condensador com diafragma: Condensador: Está por baixo da platina. É o conjunto de lentes cuja função é concentrar a luz; Diafrágma - regula a intensidade da luz que incide no campo de visão do microscópio. 8. Lâmpada embutida: fonte de luz cujos feixes devem atravessar a preparação para ocorrer a visualização.
9. Base ou pé: Dá ao instrumento boa estabilidade e é usado para o repouso do aparelho na mesa de trabalho. Nele está um botão que dá controle à intensidade luminosa.
10 e 11. Parafuso macro e micrométrico: Abaixam e elevam a platina aproximando ou afastando a preparação. O macrométrico permite um ajuste grosseiro da imagem. O micro permite uma melhor focalização da imagem.
12 Charriot: Serve para locomover a lâmina