TÍTULO
Com a velocidade da transformação tecnológica, as organizações se sentem obrigadas a buscar flexibilidade em suas operações para alcançarem novas oportunidades no mercado. Consequentemente, essas organizações passam a adotar estruturas organizacionais mais complexas e modelos de gestão mais competitivos, especialmente aqueles voltados para a participação de equipes de trabalho.
Pode-se considerar, então, que as equipes de trabalho são instancias inerentes à vida organizacional e a forma como são desenvolvidas interfere no processo produtivo e na qualidade do resultado final alcançado. Portanto, o desenvolvimento de equipes pode ser uma ferramenta diferenciada a ser levada em conta nas politicas estratégicas de gestão. As organizações criam sua própria cultura e isto pode interferir diretamente no desempenho dos indivíduos e das equipes de trabalho, e consequentemente no sucesso empresarial. Conforme apontam Silva e Zanelli (2004), os valores básicos compartilhados dentro de uma organização influenciam o modo como os seus membros sentem, pensam e agem.
Considerar o alcance do sucesso empresarial que alinhe com a sustentabilidade social, econômica e ambiental implica em avaliar diversas variáveis no contexto do aspecto social. Por isso, considera-se imprescindível entender os valores que norteiam as ações dos diversos talentos e aspectos da transcendência na relação da empresa com os funcionários.
O objetivo geral deste estudo é contribuir para o conhecimento das variáveis contribuinte e decorrente do desenvolvimento de equipe de excelência no âmbito de politicas de gestão para o sucesso empresarial. Assim, proposição inicial da pesquisa considera que o desenvolvimento de equipes de excelência pode ser relevante para o sucesso empresarial se adotadas nas politicas de gestão, considerando particularidades da cultura da organização.
EQUIPES DE TRABALHO
O processo de globalização ainda ocasiona grandes transformações nos sistemas