Título: teoria da administração subtítulo: evidência das aplicações das teorias.
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS 2012
Título: Teoria da Administração Subtítulo: Evidência das aplicações das teorias.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre em disciplinas do curso de Administração OU Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do Professor Pedro Mahfuz Júnior.
Santos
2012
INTRODUÇÃO
Com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Com a Teoria das Relações Humanas surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social.
Seguindo tal preceito efetuamos estudo de caso sobre uma instituição bancária do setor público de forma que pudéssemos avaliar a influência dos conceitos de motivação no cotidiano dos colaboradores e sua relação na escala hierárquica.
Identificando os métodos que são aplicados na instituição, sugerimos uma análise comparativa entre o fundamento teórico e o que é realizado na empresa, identificando os aspectos motivacionais.
Palavras chaves: motivação e relacionamento
1 OBJETIVO
O objetivo é identificar os conceitos apresentados pelos autores e comprovar a sua influência no aspecto motivacional dentro da instituição bancária, para tanto utilizaremos a agência José Menino, localizado na cidade de Santos/SP, como base de avaliação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Taylor (1911), a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas