Tétano
Magé, 17 de Julho de 2014.
Professora: Carine Aguiar
Aluna: Ana Luísa Lopes Turma: 601- 6° ano
Tema: Doenças
TÉTANO
É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada clostridium que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho. O tétano não é doença contagiosa.
Causas:
A infecção começa quando os esporos entram no corpo através de uma ferida ou de um ferimento. Esses esporos liberam bactérias que se espalham e formam um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna.
O tempo entre a infecção e os primeiros sinais dos sintomas é geralmente de 7 a 21 dias. A maioria dos casos de tétano nos Estados Unidos ocorre em indivíduos que não foram devidamente vacinados contra a doença.
Sintomas:
O tétano muitas vezes começa com espasmos leves nos músculos da mandíbula (tetania). Os espasmos também afetam os músculos do tórax, do pescoço, da coluna e do abdome. Os espasmos nos músculos da coluna muitas vezes causam arqueamento, chamado de opistótonos.
Os espasmos podem afetar os músculos que ajudam na respiração, o que pode causar problemas respiratórios.
A ação muscular prolongada causa contrações repentinas, fortes e dolorosas de grupos musculares. Isso é chamado de tetania. Esses episódios podem causar fraturas e rompimentos musculares.
Outros sintomas incluem:
Babar
Suor excessivo
Febre
Espasmos nas mãos ou nos pés
Irritabilidade
Dificuldade ao engolir
Micção ou evacuação descontrolada
Tratamento:
O tratamento consiste em: - cuidados gerais para não estimular o paciente mantendo-o na penumbra e com pouco ruído
- utilização de antibióticos, sedativos e relaxantes