Tétano
O tétano é um distúrbio neurológico caracterizado por espasmos musculares e hipertonia, causada pela tetanoespamina, potente toxina liberada pelo Clostridium tetani.
Onde pode ser encontrada essa bactéria:
Esporos da bactéria C. tetani vivem no solo e podem ser encontrados em todo o mundo. Na forma de esporo, a C. tetani pode permanecer inativa no solo, mas continuar sendo infecciosa por mais de 40 anos.
A infecção começa quando os esporos entram no corpo através de uma ferida ou de um ferimento. Esses esporos liberam bactérias que se espalham e formam um veneno chamado tetanospasmina. Esse veneno bloqueia os sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos, causando espasmos musculares intensos. Os espasmos podem ser tão fortes que rompem os músculos ou causam fraturas na coluna.
O tempo entre a infecção e os primeiros sinais dos sintomas é geralmente de 7 a 21 dias.
Sintomas:
⦁ Babar;
⦁ Suor excessivo;
⦁ Febre;
⦁ Espasmos nas mãos ou nos pés;
⦁ Irritabilidade;
⦁ Micção ou evacuação descontrolada;
⦁ Rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço;
⦁ Dificuldade para abrir a boca;
⦁ Dificuldade para engolir;
⦁ Riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face;
⦁ Taquicardia (batimentos acelerados do coração);
⦁ Cefaléia (dor de cabeça);
⦁ Deformações fisionômicas no rosto;
Como prevenir?
A vacinação é a principal forma de prevenção da doença, sendo que até os 5 anos deve se tomar a vacila trípla e a partir dessa idade a vacina dúpla, para tétano e difteria, e uma dose extra deve ser tomada a cada 10 anos.
Outra forma de prevenção é lavar bem, com água e sabão, qualquer tipo de ferimento na pele para evitar que a bactéria entre na