Ténis e corrida de orientação
O jogo de tênis é uma prática antiga de origem desconhecida. Para chegar à modalidade atual, muitas modificações ocorreram ao longo do tempo.
No início o jogo de tênis era jogado com as mãos, batendo uma pequena bola contra a parede, esse jogo era conhecido como "jeu de paume". Posteriormente o jogo foi adaptado e incluiu-se uma quadra onde o número de jogadores podia chegar até seis pessoas de cada lado da quadra (longue-paume).
Após passar por muitas modificações o tênis ganhou nome atual que tem origem francesa, significa “pega”! Era exclamado quando o jogador lançava a bola para o adversário.
Passou a fazer parte dos jogos Olímpicos em 1896. Em 1924 e foi suprimindo nesse ano. A partir de 1900, foi iniciada a disputa da Davis Cup, equivalente ao campeonato mundial de equipas, repartidas por zonas geográficas (americana, européia e oriental).
Essa modalidade passou a ser reconhecida na América do Sul somente em 1921 com o campeonato sul-americano, individual e por equipas – adultas (Taça Mitre), e depois com o campeonato sul-americano individual e por equipa – juvenil (Taça Patinõ).
Somente por volta de 1898 o tênis foi introduzido no Brasil. Principalmente no "Rio Cricket", em Niterói e na "Wahallah", de Porto Alegre.
As regras:
O principal objetivo é pontuar fazendo com que a bola atravesse o campo adversário sem que a bola seja devolvida pelo mesmo. A partida é dividida em sets com vários games. Normalmente, um set se finaliza com 6 jogos vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 jogos. Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Persistindo o empate até 6-6 é jogado o tie-breaker, vencido por quem fizer 7 pontos corridos primeiro. Uma partida profissional e em certos casos amadoras, é geralmente decidida em melhor de 3 sets. Os maiores torneios profissionais (Grand-Slams e Copa Davis) são decididos em melhor de 5 sets.
Os jogos são etapas do set, definido a favor de quem completar 4 pontos