Ténia e o seu ciclo de vida
Definição de Ténia A Ténia é dos vermes mais comuns presentes no intestino delgado de animais vertebrados. São hermafroditas (possuem órgãos reprodutores de ambos os sexos) e possuem corpo segmentado e composto por anéis, chamados proglotes. O corpo da ténia é dividido em três partes: a cabeça ou escólex, o pescoço e o corpo ou estróbilo. A cabeça é a parte do corpo onde se encontram as ventosas, o rostro ou rostrelo e a coroa de ganchos, sendo estes os órgãos de fixação do verme á mucosa intestinal do hospedeiro. O pescoço é uma região de intensa multiplicação celular e é onde as proglotes se desenvolvem á medida que o verme cresce. O estróbilo é o nome dado ao conjunto dessa série de segmentos, as proglotes. Este parasita não possui tubo digestivo, por isso absorve os nutrientes presentes na entrada do intestino do seu hospedeiro através da superfície cutânea. Tem reprodução sexuada, ou seja, há uma formação de gâmetas que se unem na fecundação para formar um novo ser, e os descendentes diferem entre si e relativamente ao progenitor, o que favorece a variabilidade genética.
A ténia tem dois tipos de hospedeiros: definitivos e intermediários. Nos hospedeiros intermediários, que são normalmente animais como o boi, porco ou peixe, onde os seus tecidos são apenas utilizados para o desenvolvimento das larvas sendo que o parasita encontra-se sob a forma larvar. Nos hospedeiros definitivos, constituídos pelo Homem, a ténia encontra-se já no estado adulto.
Ciclo de vida
Ao ciclo de vida das Ténias chama-se ciclo de vida diplonte pois a Meiose ocorre na formação dos gâmetas e as células são diplóides durante a maior parte do ciclo de vida (entre a fecundação e a meiose), sendo haplóides durante a formação dos gâmetas (entre a meiose e a fecundação).
O ciclo de vida da ténia começa pela eliminação das proglotes grávidas através das fezes humanas. As proglotes, ao se afastarem da extremidade do estróbilo (corpo do verme) vão