Técnologia de bebidas
COLÉGIO AGRICOLA DOM AGOSTINHO IKAS
TÉCNOLOGIA DE BEBIDAS
CACHAÇA
ALUNO: Alberto Jr.
PROFESSOR: MARCIO VASCONCELOS
Recife
2011
Da aguardente, que era usada para amaciar a carne de porco (CACHAÇO), foi de onde surgiu o nome cachaça no Brasil conhecido por várias outras denominações a cachaça é uma bebida derivada da cana de açúcar que é muito apreciada por quem bebe. Sua história é antiga e retoma os tempos onde o Brasil ainda era colônia portuguesa.
A produção de cachaça começa na hora do plantio da cana de açúcar até o engarrafamento passando por um grande controle de qualidade a cachaça tem até sua própria legislação que indica que sua graduação alcoólica é de 35% a 48%9 (v/v). O método consiste em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar, filtrada e depois destilada, sendo muito apreciada em épocas de frio. O processo de fermentação com fubá de milho é uma técnica muito usada por produtores artesanais.
Composto por basicamente seis estágios. Primeiro ocorre a preparação da matéria prima, isto é, o corte, seguido da separação das folhagens, transporte e armazenamento. O tempo ideal para todo o processo de preparação da matéria prima é de 24 horas. Temos adiante a extração do caldo feito a partir de moendas, para logo após ocorrer a fermentação do mostro. Mostro é tudo aquilo que pode ser fermentado. O mostro deve ser adicionado de fermentos específicos. O resultado desta fermentação é denominado de vinho, levado para a destilação, onde se pretendem extrair de tal vinho o etanol e água sendo extraído por um alambique. A cachaça já envelhecida em tonel de madeira de modo a alterar as características sensoriais dela.
Cuidados com os barris e a área de produção são muito importantes para a qualidade final do produto, a cana deve ser bem lavada e não deve ser proveniente de queimadas que interferem na qualidade final do produto, testes devem ser realizados