Técnologia Brasil
CAMADA DE ENLACE (PLT Parte 3, cap. 10 ao 18, pag. 265 a 545)
A camada de enlace é responsável por “transformar” a camada física (aqui entendida como um meio “bruto” dedicado exclusivamente ao transporte de bits de um ponto a outro) num link responsável pela comunicação de dados entre dois nós de rede.
Para isso, a camada de enlace responde pela execução de algumas tarefas:
Framing;
Endereçamento;
Controle de fluxo;
Controle de erros;
Controle de acesso ao meio.
A partir dessas tarefas, a camada de enlace divide o fluxo de bits recebido da camada de rede em unidades gerenciáveis (frames) e acrescenta um cabeçalho a cada frame contendo os endereços do emissor e receptor. Além disso, caso haja diferença de velocidade entre emissor e receptor, impõe mecanismos de controle de fluxo para evitar sobrecarga no receptor. Acrescenta ainda mecanismos de detecção e de retransmissão de frames corrompidos, duplicados ou perdidos.
Por fim, os protocolos da camada de enlace determinam, quando 2 dispositivos estão conectados a um mesmo link, qual delas terá o controle temporário sobre o link de comunicação.
Framing
O framing consiste no “empacotamento” de bits em frames, assegurando que cada frame seja distinguível um do outro.
O objetivo desse processo é dividir uma mensagem em unidades menores, a fim de facilitar a detecção e a correção de erros que possam ocorrer durante a transmissão.
O framing pode ser implementado segundo dois critérios:
Frames de tamanho fixo não há preocupação quanto à delimitação dos frames, já que o início e o fim de cada frame são automaticamente definidos pelo seu tamanho, definido no próprio protocolo;
Frames de tamanho variável a delimitação do final de um frame e do início do seguinte se torna crítica, podendo essa delimitação ser implementada de 2 formas:
- orientação a caractere: os dados a serem transmitidos são caracteres de 8 bits e os elementos cabeçalho e trailer compõem múltiplos 8 bits. Nesse caso, para