Técnico
A determinação de ponto de fulgor é uma importante consideração na confirmação de uma espécie orgânica. Apesar apresentar grande especificidade ainda não é capaz de sozinha, garantir precisamente um composto Sua aplicação mais especifica relaciona-se a verificação de pureza de compostos orgânicos, uma vez que as impurezas alteram consideravelmente as pressões de vapor e ebulição, e o mais sensível ponto de fulgor. Objetivo
Desenvolver a prática e ambientação no laboratório, para tal a prática de determinação experimental do ponto de fulgor de 4 compostos orgânicos desconhecidos foi aplicada.
Procedimentos
Todos com compostos foram submetidos a teste de inflamabilidade a temperatura ambiente, para verificar seu comportamento a 25 ºC. Posteriormente submetidos a banho-maria e banho de gelo, respectivamente os não inflamáveis a temperatura ambiente e os inflamáveis a temperatura ambiente. Seus pontos de fulgor foram checados a cada intervalado de 5 ºC, quando observado intervalo exato, checado grau a grau até obtenção de temperatura exata. As determinações foram feitas com um termômetro de mercúrio.
Resultados e Discussão Segue uma tabela com os resultados obtidos e seus respectivos comparativos a bibliografia.
Compostos Ponto obtido Ponto bibliografia
Álcool isopropilico 42-43 ºC 12 ºC
Acetona 12-13 ºC - 18 ºC
Cicloexanona 65-66 ºC 44 ºC
Ac. Oleico > 93 ºC > 93 ºC
As diferenças encontradas podem ser explicadas por diversos fatores, inicialmente considera-se a imprecisão da capacidade de medição a qual impede o encontro do intervalo exato e por conseguinte o ponto de fulgor. Considera-se a inadequação das técnicas empregadas, ampliando o desvio do experimento.