Técnico
O que é? Os átomos de alguns elementos químicos submetidos a reações nucleares transformam massa em energia. Demonstrado primeiramente por Albert Einstein. O processo ocorre naturalmente em alguns elementos, mas não em todos eles.
Existem duas formas para aproveitar essa energia. A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em varias partes.E a fusão nuclear, onde núcleos se unem para produzir um novo elemento. Os países que mais investem em usinas nucleares são: França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Sul, Paquistão e Índia, entre outros. Segundo Nuclear Mundial, hoje, 14% da energia elétrica no mundo, é gerada através de fonte nuclear.. Os Estados Unidos, que possuem o maior parque nuclear do planeta, com 104 usinas em operação, estão ampliando a capacidade de geração e aumentando a vida útil de várias de suas centrais. França, com 58 reatores, e Japão, com 50, também são grandes produtores de energia nuclear, seguidos por Rússia (33) e Coréia do Sul (21). Vantagens e Desvantagens
A maior vantagem da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento de gases colaboradores para o efeito estufa. Usinas nucleares ocupam áreas relativamente pequenas, podem ser instaladas próximas aos centros consumidores e não dependem de fatores climáticos para funcionar.
Além disso, o urânio utilizado em usinas nucleares é um combustível de baixo custo, uma vez que as quantidades mundiais exploráveis são muito grandes e vão demorar para acabar.
O risco de acidente nas usinas nucleares é a maior desvantagem; possibilidade de utilização na fabricação de bombas atômicas; os resíduos radioativos (lixo atômico), apesar da pouca quantidade gerada, não têm utilização posterior; envolve elevados custos de construção e operação das usinas.
Acidentes provocados por radiação nuclear
O vazamento de radiação na Usina Nuclear de