Técnico Segurança do Trabalho
NR -9: 9.1.5.2: “Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão”.
Dentre os produtos químicos que podem ser usados no processo de acabamento do couro na empresa, cito: tintas, misturas a base de ligantes e pigmentos aplicados em camadas sobre os couros. Vários produtos químicos orgânicos compõem essa mistura, como bases ou diluentes\solventes: acetona; n-butanol; acetatos de etila, butila e isobutila; ácido fórmico; etilbenzeno; tolueno; xileno, e etc.
Em exposições agudas todos os solventes apresentam o mesmo perfil: irritação do trato respiratório, digestivos e dos olhos. Seu maior efeito é o sistema nervoso central, provocando sua excitação, com uma exagerada sensação de bem estar e da euforia, tonturas, alucinações visuais, e em seguida uma etapa de depressão do sistema nervoso central, podendo chegar até a morte por depressão cardiorrespiratória.
Já os efeitos crônicos depende de cada tipo de solvente.
Pesquisando sobre os produtos químicos usados na empresa, encontrei várias informações, como por exemplo do acetato de butila que é irritante para os olhos, nariz e garganta; o ácido fórmico, que é um produto corrosivo e produz vapores tóxicos no fogo, porém as informações mais importantes encontradas, são sobre o tolueno. Com pesquisa realizada no site da Cetesb, constatei que o tolueno é pertencente à família química hidrocarboneto aromático e o mesmo pode atacar o sistema hematopoiético (formador sanguíneo) provocando leucopenia, (doença causada pela redução no número de glóbulos brancos no sangue; os glóbulos do sangue são formados na medula dos ossos e qualquer agente químico, físico ou biológico que de alguma forma interfira nesta medula pode causar aumento, e