Técnico mecânico
AFIAR FERRAMENTA DE CARBONETO DEFINIÇÃO: É dar a forma de uma ferramenta, através do esmerilhamento, a uma pastilha de carboneto soldada em uma barra de aço previamente preparada, com os ângulos desejados. Aplica-se na preparação de ferramentas usadas em quase todas as máquinas ferramentas, na usinagem de materiais, com alta velocidade de corte. Processo de execução: I - Afiação de desbaste. 1º Passo: Limpe a ferramenta. a) Limpe as superfícies a esmerilhar, com água quente e escova de aço. b) Verifique e limpe as superfícies de apoio da ferramenta. 2º Passo: Esmerilhe a superfície superior A (ângulo de saída fig.1). PRECAUÇÃO: Use proteção para os olhos. Observação: Consulte a tabela de ângulos para ferramentas de carboneto. a) Incline a mesa, dando os ângulos de saída e aumente três graus (fig.1).
WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 1
Observação: Verifique se o gume do corte está na posição horizontal. b) Ligue a esmerilhadora. c) Apoie a ferramenta sobre a mesa e acerte o jato de refrigerante (fig.1). d) Esmerilhe a superfície, pressionando levemente a ferramenta sobre o rebolo. Observação: O esmerilhamento de desbaste é feito até aproximadamente 1mm antes de atingir os gumes (fig.2).
3º Passo: Esmerilhe a superfície frontal B (fig.3).
a) Incline a mesa no ângulo de incidência frontal e aumente três graus. b) Repita as indicações a, c e d do 2º passo, dando à ferramenta um movimento de vai-e-vem.
WWW.EDISONCARLOS.XPG.COM.BR 2
4º Passo: Esmerilhe a superfície lateral C (fig.4).
a) Incline a mesa dando o ângulo de incidência lateral e aumente 3 graus. b) Repita as indicações b, c e d do 2º passo, dando à ferramenta um movimento de vai-e-vem. II - Afiação de acabamento. Observação: Essa afiação se faz seguindo as mesmas instruções da afiação de desbaste; deve-se empregar um rebolo de copo, bem retificado, e trabalhar na face do mesmo (fig.5 ).
5º Passo: Termine a afiação das superfícies. a) Incline a mesa dando os