Técnico em segurança do trabalho
- Origem, Nascimento, Oficialização da Segurança e a Higiene no Trabalho.
Embora o trabalho organizado no mundo civilizado tenha surgido há milhares de anos, como nos mostram obras históricas, tais como, as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e a Muralha da China, não foi verificado, ao longo da história, organização e preocupação maior daquelas Nações e Povos com os aspectos referentes à segurança de todos os trabalhadores anônimos e desconhecidos que se empenharam em promover estas construções, muitas das quais utilizando mão de obra escrava.
Nos séculos XVIII e XIX ocorreram importantes eventos e descobrimentos científicos, como a descoberta e o desenvolvimento das máquinas a vapor, dos motores de combustão interna, dos motores elétricos, entre outros, que culminaram com a Revolução Industrial, caracterizada pelo desenvolvimento acelerado da tecnologia e da economia.
Entretanto, todo este desenvolvimento tecnológico não foi acompanhado do desenvolvimento e equilíbrio social, ocasionando muitos e graves problemas sociais. O agravamento da situação social deu-se principalmente pelo deslocamento em massa da população do campo para as cidades, para trabalhar em diversas Indústrias que surgiram. Mas também pela falta de formação e treinamento para as transformações tão intensas que ocorreram.
Nesse momento as condições de trabalho eram bastante precárias e inseguras. Situações que, infelizmente, ainda podem ser encontradas atualmente, como provam as notícias divulgadas e as estatísticas de acidentes do trabalho publicadas.
O grande número de acidentes ocorridos, sua divulgação, e pressão da opinião pública, culminaram na tomada de medidas organizadas de proteção ao trabalhador.
Alguns fatos e acontecimentos de maior relevância relacionados com a Segurança e a Higiene do Trabalho:
1911: O tratamento médico industrial é ampliado;
1919 a 1921:
Fundação da Organização Internacional do Trabalho – OIT;
Tratado de