Técnico em Segurança do Trabalho
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO REGIONAL DE MATO GROSSO
UNIDADE DE CÁCERES
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO- GESTÃO DE EMERGÊNCIA
PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA - PAE
Docente: Esp. Paula Caires Colognese Discentes: Rafael Vinicius França Silva
Cáceres – MT, 01/04/13
INTRODUÇÃO
O Plano de Ação de Emergência é uma diretriz criada pelo serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT), que tem como funçao preparar a empresa , em caso de possíveis emergências. O Plano deve fazer uma caracterização da empresa, que deve ter em conta referências geográficas, por um lado, e referências estruturais e de equipamentos, por outro.
Assim, o estudo de análise de risco deve ser considerado como um pressuposto básico para a elaboração de um P.A.E. Essa caracterização deve ter em conta referências geográficas, por um lado, e referências construtivas e a equipamentos, por outro.
Na introdução deve ser feito uma pequena narrativa, sobre os acidentes ocorridos na empresa, bem como das operações emergenciais e da distribuição infraestrutural da empresa. OBJETIVO
Elaborar medidas, tanto para prevenir a ocorrência de acidentes quanto às possíveis consequências desses acidentes, caso os mesmos venham a ocorrer
Minimizar os impactos causados às pessoas e ao meio ambiente.
Estudar detalhadamente os tipos de acidentes, os recursos e políticas necessárias para diminuir seus impactos e dimensioná-los.
Fornecer um conjunto de diretrizes e informações, visando à adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, de forma a propiciar respostas rápidas e eficientes em situações emergenciais.
Possibilitar que os possíveis danos restrinjam-se a uma determinada área, previamente dimensionada;
Contemplar todas as ações