Técnico em edificações
Relatório de Visita Técnica apresentado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, do Centro Universitário Cesmac, do Curso de Engenharia Civil, para compor a nota da 2ª Avaliação Formativa.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FACET
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Maceió/AL – Abril/2011
RESUMO
Em visita a edificação, em fase de concretagem, e supervisionada pelo Engº Hévio, foi possível repassar aos alunos, do primeiro período da turma de engenharia civil, um pouco de como se segue a execução de uma obra e como são realizados os procedimentos e normas regulamentadoras, além do gerenciamento e andamento da execução da obra como um todo, incluindo seus operários.
SUMÁRIO
• Resumo – 3
• Introdução – 3
• Relato da Visita – 3
• Fotos – 4, 5, 6, 7
• Conclusão – 7
INTRODUÇÃO
Com o objetivo de mostrar aos alunos uma parte do que é o gerenciamento de obras e também de pessoas, para que não haja desentendimento entre os operários, economia de material.
RELATO DA VISITA
Foi mostrado aos alunos, que durante a obra, a própria obra transforma-se praticamente na casa dos operários e do engenheiro responsável, deve haver lugar para alimentar-se, descansar, e socializar-se. O Engenheiro é responsável por gestão de pessoas também, para que todos operários trabalhem em conjunto e sem desentendimentos. A responsabilidade e função do engenheiro na obra são indispensáveis. Esta obra, em particular, tem onze pavimentos, não tem cobertura, tem apartamentos entre 65 e 67 m², sendo dez por pavimento modelo/padrão. O tempo de cura do concreto é de aproximadamente 28 dias, atingindo cerca de 95% de sua resistência final, e realizando a concretagem de uma laje a cada oito dias úteis, e utilizando laje em colméia, que reduz o tamanho da flecha de torção do concreto, tornando a laje mais rígida,