Técnico em Biocombustível
Biocombustível
Produtividade
Logistica
CEEP em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce
Aluno: Andrew Ricardo da Silva Costa
Materia: Movimentação Logistica de Produtos
Professor: Claudemir
Curso: Biocombustível
Série: 4° ano
Turno: Vespertino
Técnico em Biocombustível
O técnico em Biocombustíveis atua no processo de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, supervisionado desde a aquisição e beneficiamento da matéria-prima provenientes de produtos como cana-de-açúcar, carvão vegetal e plantas oleaginosas (girassol, dendê, soja, amendoim, mamona), entre outros até a sua comercialização e distribuição. O tecnólogo atua na cadeia de produção, no desenvolvimento de produtos bioenergéticos – como o álcool combustível e o biodiesel – e no controle da produção e da qualidade das fontes alternativas de energia. Também cuida do gerenciamento e controle da matéria-prima, logística, vendas, segurança do trabalho e gestão de recursos humanos de empresas do setor. Outra responsabilidade desse profissional é analisar se a produção afeta o meio ambiente. Pode atuar em usinas, destilarias, na agroindústria ou como consultor, com prestação de serviços.
O técnico formado em biocombustíveis em sua atuação promove e incentiva a organização do associativismo nas bases da cadeia de produção com biocombustíveis.
Mercado de Trabalho
Do total de energia ofertada no país, mais de 45% são de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de apenas 13%. E os biocombustíveis têm um bom peso nesse belo desempenho brasileiro. O Brasil é pioneiro no estudo do biocombustível e líder global na produção de álcool etílico (ou etanol). E tudo indica que a demanda por esse tipo de combustível, menos poluente e mais sustentável, só aumente nos próximos anos. Daí as boas perspectivas para este tecnólogo. "Só em Mato Grosso já foram aprovadas quase 50 novas usinas de biodiesel", diz Demetrio de Abreu Sousa, coordenador do curso de tecnólogo em