técnico de segurança do trabalho
O EPI ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) tem por finalidade a proteção individual do trabalhador, ou seja, são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Já no caso do EPC ( EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVO ) tem por finalidade a proteção coletiva dos trabalhadores, ou seja, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.
Vivemos cercados pelos mais diferentes tipos de PRODUTOS QUÍMICOS. Eles estão nos esmaltes com que enfeitamos nossas unhas, nos refrigerantes com que nos refrescamos nos dias de calor, nos medicamentos com que tratamos nossas enfermidades. Estão em nossos lares e em nosso ambiente de trabalho. E muitas vezes lidamos com esses produtos de maneira inadequada, expondo-nos a riscos sérios, como intoxicação, envenenamento, queimaduras, asfixia, alergias etc.
Toda embalagem que contenha um produto químico perigoso deve apresentar um rótulo que tenha o nome do produto e os perigos da sua utilização. O rótulo de um produto químico é um documento de extrema importância para o seu usuário. As informações colocadas nos rótulos devem atingir todas as pessoas que usam, manipulam, transportam, armazenam ou descartam produtos químicos.
ACIDENTE DO TRABALHO é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho. Consideram-se acidente do trabalho as doenças profissionais e doenças do trabalho.
RISCO OCUPACIONAL é quando um trabalhador sofrer um determinado dano derivado do seu trabalho.
OS RISCOS