Técnico de farmácia
Figura x – Imagem simplista dos ureteros
Os ureteros são tubos cuja sua função é o transporte da urina em direcção à bexiga. Têm a sua porção proximal no bacinete, no hilo renal, e dirigem-se para baixo e para a linha média até à bexiga. Os ureteros entram na bexiga através da sua face posterolateral. Os ureteros são delimitados posteriormente pelo trígono, área triangular da parede vesical. Esta região difere histologicamente da restante parede vesical (fig.x).
Figura x – Indicação anatómica do trígono vesical
São revestidos por epitélio de transição, envolvido por uma camada de tecido conjuntivo – lâmina própria-; uma camada de músculo liso, visando os movimentos peristálticos, e uma camada adventícia fibrosa. As paredes dos ureteros são muito menos espessas que a da bexiga. Deste modo, são constituídos por três túnicas, a túnica adventícia, muscular e mucosa (fig.x).
Figura x - Revestimento de um uretero. L-lúmen, ET- epitélio de transição, TCS- tecido conjuntivo subepitelial, ML- músculo liso, TA- tecido adiposo
O uretero está compreendido em quatro segmentos no nosso corpo. Sendo eles o segmento lombar, o ilíaco, o pélvico e o intravesical.
Figura.x – Localização dos ureteros O seu segmento lombar relaciona-se atrás com a fáscia ilíaca, os músculos psoas, o nervo génito-crural, os nervos abdómino-genitais, o nervo fémoro cutâneo e com a 3ª, 4ª e 5ª apófises transversas das vértebras lombares. À frente, o uretero direito relaciona-se com a segunda porção do duodeno, a fáscia de Treitz, o mesocólon do cólon ascendente, os vasos genitais direitos, a artéria cólica direita superior e a artéria cólica média; o uretero esquerdo está relacionado com o peritoneu parietal posterior, o mesocólon do cólon descendente, os vasos genitais esquerdos e a artéria cólica superior esquerda. Exteriormente, o uretero direito encontra-se relacionado com o cólon ascendente; o uretero esquerdo relaciona-se com o descendente; e ambos se relacionam com