TÉCNICAS E MATERIAL PARA APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE AUDITIVO
RESUMO
Assegurar que o respeito e a diferença sócio-linguística e cultural das crianças surdas seja assegurado depende de de constantes aperfeiçoamentos buscando sempre um meio necessário para realizar a transmissão do conhecimento para o educando sem pré-conceitos de inovações e alternativas nunca antes usadas, mas conscientes que modificações são imprescindíveis para realização do aprendizado no mundo do deficiente auditivo.
Palavras-Chave: Técnicas, Atividades, Alternativas, Surdez.
INTRODUÇÃO A educação constitui direito de todos os cidadãos brasileiros, surdos ou não, e cabe aos sistemas de ensino viabilizar as condições de comunicação que garantam o acesso ao currículo e à informação.
A Língua Brasileira de Sinais - Libras e a Língua Portuguesa são as línguas que permeiam a educação de surdos e se situam politicamente enquanto direito. A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma das formas de garantir a aquisição da leitura e escrita da língua portuguesa pela criança surda.
O objetivo é apresentar essas questões, pensar sobre elas e apresentar sugestões de como desenvolver atividades para ensinar a Língua Portuguesa considerando o contexto apresentado.
O ensino da Língua Português para alunos surdos fundamenta-se em bases teóricas e em práticas de professores. Trata-se de um material que aborda a forma bilíngue de efetivar a alfabetização de crianças com surdez, podendo colaborar com a formação continuada de professores, de forma a melhorar a qualidade da educação.
É necessário que o respeito à diferença lingüística e sociocultural das crianças surdas está assegurado.
Faz-se necessário reconhecer que a língua de sinais é uma segunda língua para eles e, portanto, requer anos de estudo e prática para ser bem compreendida e produzida. Não basta ter um vocabulário enorme de uma língua, a pessoa precisa “entrar” na língua, “viver” a língua para poder ensinar por