Técnicas Radiológicas
São Paulo
2014
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS
Trabalho solicitado pela diciplina de Radiologia Convencional, sob orientação da Professora: Michelle
São Paulo
2014
Kv e mAs
Kv determina o contraste . O contraste é responsável pela imagem preta e branca na radiografia. Muito contraste significa uma imagem preta, chamada popularmente de "queimada", e pouco contraste significa uma imagem branca.
O mAs é responsável pela densidade. Densidade é a imagem referente ao contorno da estrutura, ou seja, numa imagem de Rx de uma perna, o contorno que aparece como sendo dos músculos e tudo que não for osso, significa que houve pouca densidade. A densidade é responsável pela eliminação das partes moles, portanto, se o técnico quiser produzir uma imagem óssea com bastante detalhe e qualidade, este deve colocar mais mAs e menos Kv.
PA ( póstero-anterior) e AP ( antero-posterior)
A combinação destes dois termos, posterior e anterior em uma única palavra é abreviada como PA. O RC penetra na superfície posterior e sai na superfície anterior (incidência de PA). Obtém-se uma PA verdadeira quando na superfície quando não há rotação intencional precisando o RC estar perpendicular ao plano coronal do corpo e paralelo ao plano sagital, a menos que algum termo que qualifique como oblíqua o em rotação seja usado para indicarem uma contrária incidência. Ântero-posterior (AP) é uma incidência do RC de frente pata trás, o oposto do PA. A combinação desses dois termos, anterior e posterior em uma única palavra, descreve a direção do RC, que penetra na superfície anterior e sai pela superfície posterior (incidência em AP). Obtém uma P verdadeira quando não há rotação intencional, a menos que algum termo que qualifique seja também usado indicando que seja uma incidência oblíqua.
Tipos de radiações
Partimos para os tipos de radiações, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou