TÉCNICAS MANUAIS E ELETROTERAPIAS EM TRATAMENTO CORPORAL
ESTUDO DE CASO
AVALIAR O USO DE TÉCNICAS MANUAIS E ELETROTERAPIAS EM TRATAMENTO CORPORAL
SÃO PAULO
2009
1- introdução
Gordura localizada
A gordura localizada é responsável pelos famosos "pneuzinhos", pela barriguinha e culotes... Mas não são só as gordinhas que sofrem desse mal, as magrinhas também padecem com o problema. Felizmente, já estão disponíveis técnicas capazes de acabar com as gordurinhas localizadas.
Na mulher, a gordura localizada é decorrente, principalmente, dos fatores genéticos e hormonais. A adiposidade costuma aparecer nos quadris, glúteos e barriga e pode gerar riscos de doenças cardiovasculares. Os quatro fatores desencadeadores da gordura localizada: distúrbios hormonais - afetam as células de gordura, passando a concentrá-las em regiões específicas do corpo; herança genética - determina a capacidade da célula para absorver e eliminar gorduras; aumento de peso; e sedentarismo.
2-TÉCNICAS MANUAIS
2.1-DRENAGEM LINFÁTICA
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.