Técnicas Laboratórias
ANDRIELE LUIZE
GISLAYNE DESSANA
JADE LORENA
JOSÉ DANIEL
LUÍS GUSTAVO
MARILHIA SILVA
RELATÓRIO DE TÉCNICAS LABORATORIAIS
NATAL- RN
2014
1. Introdução O seguinte relatório é referente a aulas realizadas no laboratório de físico-química, que envolviam, sob a orientação do professor Milton Bezerra, a prática de procedimentos experimentais realizados pelos alunos, em grupos de seis pessoas.
2. Objetivo
Determinar o pH aproximado de amostras de água através de um conjunto de indicadores. Determinação da condutividade elétrica, Sólidos Dissolvidos Totais (SDT) e da salinidade de amostra de águas.
3. Desenvolvimento
3.1 Materiais e Reagentes
1º Procedimento
5 Tubos de ensaio
1 Becker de 150ml
Pipeta de 5ml
Pipetador
Fenolftaleína
Azul de bromotimol
Alaranjado de metila
Púrpura de bromocresol
Vermelho fenol
Água destilada
Água do Rio Pitimbu
2º Procedimento
Amostras em estudo
Água destilada
Solução padrão
Multi parâmetro digital completo
Béquer de 100 ml
Pisseta
3.2 Procedimentos Experimentais
1° Procedimento
Primeira parte
Foi adicionado 5ml de cada amostra em 5 tubos de ensaio e depois enumeradas. Depois duas gotas de Alaranjado de metila no primeiro tubo, duas gotas de púrpura se bromocresol no segundo tudo, duas gotas de Azul de bromotimol no terceiro tubo, duas gotas de vermelho de fenol no quarto tubo e duas gotas de fenolftaleína no quinto tubo. A coloração em cada tubo foi verificada e determinamos o pH, assim como determinamos o pH da amostra do Rio Pitimbu.
Segunda parte – uso de comparador de cores
Limpamos a cubeta do comparador de pH com a amostra e a enchemos com a amostra de estudo até a marca. Adicionamos quatro gotas do indicador e comparamos as cores para poder ler o pH mostrado de acordo com a cor que se aproximava.
Terceira parte – uso do