TÉCNICAS IMUNOLOGICAS
FACULDADE CIÊNCIAS DA SAÚDE - FASC
CURSO DE FARMÁCIA GENERALISTA
Isadora Cristianismo de Oliveira
Phelipe Ferreira Escala
TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS
GOVERNADOR VALADARES
2015
Isadora Cristianismo de Oliveira
Phelipe Ferreira Escala
TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS
Artigo apresentado ao curso de Farmácia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) do título de TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS, orientado pelo.
Prof. (a) Dr. Gulnara Patrícia Borja Cabrera
GOVERNADOR VALADARES
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- RESUMO
3- TECNICAS IMUNOLOGICAS
3.1-TESTE DE ELISA
4- CITOMETRIA DE FLUXO
4.1- O QUE É CITOMETRIA DE FLUXO
4.1.1PROCEDIMENTOS
4.2PARÂMETROSDE ANALISE DA CITOMETRIA DE FLUXO
4.2.1PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA CITOMETRIA DE FLUXO
5- CITOMETRIA DE FLUXO NA IMUNOLOGIA
5.1- IDENTIFICAÇÃO DE ANTIGENOS EM CÉLULAS: CITOMETRIA DE FLUXO
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS
7- ANEXOS
8- REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A Imunológica surgiu como um ramo da microbiologia e ganhou espaço com os estudos das doenças infecciosas e suas respectivas respostas. A nossa capacidade de coexistir com diversos microorganismos de nosso ambiente depende de um conjunto de fatores, e um destes fatores é o Sistema Imune.
O Sistema Imune é um conjunto de células de defesa e/ou ataque eficaz que tem a capacidade de distinguir o que trás perigo para o organismo e protegê-lo contra estes patógenos oportunistas. Esta distinção ocorre por uma comunicação através de sinais mediados por citocinas e receptores. As células do sistema imune estão distribuídas por todo organismo, sendo encontradas alojadas nos tecidos desempenhando o papel de sentinela e circulando por vasos sangüíneos e linfáticos esperando o sinal de que o organismo foi invadido.
A Imunológica Clínica tem o papel de investigar e orientar o clínico no diagnóstico das patogenicidades através de resultados de exames laboratoriais. O clínico precisa conhecer as estratégias traçadas pelo Sistema Imune